• DICAS PARA PRESERVAR A QUALIDADE DE SUA ÁGUA

  • Para melhor conservação da água mineral, é imprescindível que ela fique longe da luz solar, do calor excessivo, de fortes cheiros como combustíveis, solventes, creolina e outros. Outra dica e evitar o contato direto com o chão, colocando sempre um palhete (estrado de madeira), uma caixa de papelão ou outro meio, evitando assim o choque térmico da água.
    Bebedouro Vazio
    Não deixe o bebedouro vazio e destampado. A falta de higiene dos bebedouros e a maior fonte de contaminação da água por bactérias.
    Reposição do Garrafão
    Nunca coloque a mão no gargalo ao substitui-lo no bebedouro, para evitar a contaminação.
    Higienização de Bebedouros Refrigerados
    Esteriliza o bebedouro com água clorada periodicamente, ou a cada troca de garrafão. Para preparar a Solução clorada encha um garrafão com água limpa e misture uma colher de água sanitária. Coloque o garrafão no bebedouro e deixe escoar metade da solução em cada torneira.
    Higienização de Bebedouros Não Refrigerados
    As torneiras devem ser retiradas a cada troca de garrafão ou no Maximo quinzenalmente. Coloque as borrachas vedantes e a torneira numa solução de uma colher de água sanitária para um copo de água, por aproximadamente 10 minutos. Em seguida enxágüe bem com água limpa ou água mineral.
    Limpeza dos garrafões antes de colocar no bebedouro
    Algumas distribuidoras fazem por conta própria, só que algumas distribuidoras colocam álcool demais deixando o pano úmido encharcado. Alguns entregadores não esperam o álcool desse pano úmido secar e quando o entregador vira o garrafão, sem querer, acaba contaminando a água.
    Para que o entregador não tenha que voltar a distribuidora para pegar outro garrafão, é necessário que o distribuidor oriente o seu entregador a esperar que o álcool do pano úmido seque por completo ou que o entregador peça ao cliente um pano seco ou molhado com água para retirar o excesso de álcool. Caso a entrega seja em um escritório e não tenha um pano úmido, um papel toalha serve. Recomenda-se que os entregadores só usem esses panos úmidos quando forem
    O gosto e mau cheiro podem ocorrer por diversos fatores que começam desde sua saída da fábrica, até chegar nas mãos dos consumidores. Problemas no transporte, armazenagem incorreta no ponto de venda e exposição inadequada do produto são as causas mais freqüentes dos problemas em produtos alimentícios, que infelizmente, nem sempre a empresa pode controlar porque são problemas que ocorrem fora da fábrica.
    No caso dos garrafões retornáveis condições podem alterar seu odor e/ou sabor: a utilização incorreta dos vasilhames para acondicionar substâncias que não água mineral, sua exposição a produtos que exalem odor e até mesmo o próprio bebedouro ou bombas que captam a água dos garrafões. Em bebedouros contaminados por algas que podem ser provenientes do próprio ambiente, são inúmeras as substâncias que as algas são capazes de produzir, podendo levar a água a ficar com gosto ou odor de peixe, solvente, combustíveis e até mesmo medicamento. As algas necessitam de tempo para produzir essas substâncias em níveis que possam ser sentidas e é por isso que muitas vezes quando do início do consumo do garrafão não se sente nada e após algum tempo apresenta alterações de odor e/ou gosto. Por isso é muito importante a higienização correta do bebedouro, inclusive tirando a torneirinha e a borracha de vedação para higienização.
    Ao abrir sua água mineral alguns consumidores e entregadores acabam danificando o gargalo do garrafão, causando a contaminação do gargalo. Nos riscos no gargalo acúmulo de bactérias, que acabam contaminando a água assim que o cliente ou entregador vira no seu suporte.

 

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